domingo, 21 de novembro de 2010

Relato da aula: O fogo e sua importância para transformação histórica da humanidade”

Relato da aula: “O fogo e sua importância para transformação histórica da humanidade
Para a 1ª verificação da aprendizagem do componente curricular “Metodologia do Ensino da História” foi solicitado um plano de aula que tivesse como suporte didático um filme que abordasse o tema escolhido por cada um, isso porque a principio tínhamos estudado textos que orientam o professor a usar de forma significativa filmes em sala de aula.
Bem, assim foi feito, eu particularmente elaborei uma aula intitulada “O fogo e sua importância para transformação histórica da humanidade” direcionada ao 5º ano do 2º ciclo do Ensino Fundamental I. Este plano foi esboçado para ser aplicado em três aulas com duração de 50 minutos cada uma. Por não se tratar de uma turma que estude pela manhã mais sim, da turma na qual estou desenvolvendo meu trabalho de conclusão de curso no período da tarde, não foi possível executar o plano de aula em três momentos distintos, até porque também estudo à tarde e só tenho as tardes das terças e quintas livres para realizar quaisquer atividades ligadas ao estágio curricular e ao PEPE (Prática Educacional Pesquisa e Extensão).
Como realizo as atividades referentes a esses dois componentes na escola estadual Edmur Arlindo de Oliveira, localizada no Bairro do Curado IV no município de Jaboatão dos Guararapes PE desenvolvi o plano de aula em duas terças-feiras, na turma que faço minha pesquisa. A primeira aula ocorreu no dia 09/11/2010 e, nesse dia iniciei a aula explorando os conhecimentos prévios dos discentes problematizando o título do texto “A descoberta que mudou a humanidade” este retirado da internet: cienciahoje.uol.com.br/.../a-descoberta-que-mudou-a-humanidade. A pergunta foi: O que será que o homem descobriu que mudou sua vida? Anotava todas as respostas no quadro. Saíram palavras como: água, gelo, ar árvores, sol, fogo, entre outras.
Depois desse momento distribui o texto para cada aprendiz e não em grupo, como havia pensado anteriormente, pois havia poucos estudantes na sala, isso porque estava acontecendo um evento festivo na quadra da escola e muitos estavam gazeando aula justamente por conta dessa festa. A sala tem 37 discentes, nesse dia estavam presentes apenas 22. Lemos o texto juntos e no próprio texto existia informações sobre o filme “A guerra do fogo”, não foi possível levar o roteiro impresso, então coloquei por escrito no quadro, não informações do filme, porque isso já tinha no texto, mais o que gostaria que eles prestassem mais atenção e, quando chegava nas partes que tinham maior relevância pausava e perguntava o que tinha percebido  em cada uma delas. O filme não foi passado na integra, pois além de ser longo, ele contem cenas que não são apropriadas para menores.
 Como houve a necessidade de desenvolver o plano de atividade em uma única aula, não foi possível levar as imagens que planejei, ao fim do filme solicitei uma pesquisa para ser entregue na outra terça. A pesquisa consistia em: perguntar a pessoas próximas se já cozinhou em fogão a lenha, se sim, quais a diferenças entre cozinhar na lenha e cozinhar em fogão a gás e em microondas (para quem o tem).
Diante dessa experiência, acredito que seja mais difícil desenvolver um trabalho em turmas que não sejam nossas do que em turmas nas quais somos o professor, não há um comprometimento tão intenso como quando somos o docente oficial.
Lógico que não só por isso, mais também por falta de uma análise mais profunda em relação ao tipo de atividades que os mesmos estão acostumados a realizarem não foi possível desenvolver o plano de aula na integra.
Obs. Esta aula foi regida no dia 16/11/2010 na turma do 5º ano “B”, a mesma turma na qual realizo a pesquisa do PEPE (Prática Educacional Pesquisa e Extensão).



                                                                                                 Ass. Luiza Irene de Lima

Um comentário:

  1. Luiza,
    Para usar as tuas palavras: "faltou uma análise mais profunda em relação ao tipo de atividades que os mesmos estão acostumados a realizarem" e como isso inteferiu no teu planejamento. Penso que o problema não é "o" planejamento que deu errado, mas o que foi planejado. E cabia pensar por que "o que foi planejado" não se realizou.

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